Está começando a Semana do MEI, o maior evento de empreendedorismo e negócios para microempreendedor individual do Brasil. De 22 a 26 de maio, o Sebrae vai oferecer palestras, feiras, oficinas, orientações e eventos presenciais e online. A experiência é gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente na Loja Virtual Sebrae/PE. O Sebrae Agreste Meridional, sediado em Garanhuns, contará com atendimento realizado por instituições bancárias, todos os dias, além de consultorias de marketing digital, finanças e fotografia.
Entre os destaques da Semana do MEI em Garanhuns estão a oficina ‘Planejamento de Redes Sociais: Conheça e Aplique na sua Empresa’, no dia 22/05, das 19h às 22h; além da ‘Atendimento ao Cliente no Digital’, no dia 23/05, das 19h às 21. Já no dia 24/05, das 9h às 11h, ocorrerá a palestra ‘Formalização para o MEI’; seguido de ‘Fluxo de Caixa – Controle e Planeje as Finanças da sua Empresa’, das 19h às 21h. No dia 25/05, das 9h às 11h, será realizado o ‘Bate-papo com o INSS: Entendendo a Previdência Social’; seguido do ‘Vendas na Era Digital’, das 19h às 22h.
Bancos parceiros, como a Caixa, o Sicoob, o AGE, o BNB e o Bradesco também estarão presentes, ajudando os microempreendedores. “Essas instituições vão estar por aqui todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sempre um banco diferente a cada dia, de segunda a sexta. Esses bancos vão atender e tirar dúvidas dos empreendedores”, explica Alessandra Mendes, analista do Sebrae. Segundo ela, esse serviço é importante na Semana do MEI pois cria um ambiente favorável para o empreendedor, que muitas vezes tem dificuldade ou insegurança de ir até o banco, e com isso, deixa de acessar alguns serviços financeiros.
“A expectativa é de movimentar bastante a unidade. Pretendemos encher o nosso auditório, com capacidade para 100 pessoas. Com certeza o bate-papo com o INSS vai ser muito procurado também, já que muitas pessoas têm dúvidas em relação a questões previdenciárias”, comenta Alessandra. Ainda de acordo com a analista, a importância deste momento para Garanhuns é fazer com que o microempreendedor se veja como empresário e que veja como a gestão do seu negócio pode impactar diretamente o seu desempenho.
“Teremos palestras e oficinas à noite. Já durante o dia, além de palestras, também teremos consultorias e bancos parceiros oferecendo atendimento. Também temos a parceria com a Sala do Empreendedor e, por isso, vamos estar com agentes aqui conosco”, diz Alessandra.