Um consumidor exigente, que tem como principal característica a busca pela qualidade e o bem-estar, além de se preocupar, no momento da compra, em ter uma experiência memorável. Esse é o perfil dos clientes millenials (pessoas nascidas entre 1981 e 1995), que representam hoje aproximadamente 75% do mercado brasileiro. Um público que já nasceu em um contexto de existência da internet e que tem uma perspectiva diferenciada de consumo. De olho nessa clientela, o Sebrae pensou algumas dicas que o dono do pequeno negócio pode colocar em prática no Dia do Cliente, que é comemorado nesta sexta-feira (15).
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, os millenials apresentam características de consumo bastante diferenciadas. “A preocupação deles é muito mais no caminhar, em viver a experiência, do que na chegada, e isso se reflete muito na maneira como ele consome. O millenial é muito atento à questão da experiência de consumo e não só com o benefício concreto do que ele está adquirindo”, explica. “Isso traz um desafio para os nossos empreendedores de criar um modelo que de fato entregue valor ao cliente”, completa.
Antigamente, o dono do pequeno negócio focava mais em entregar a necessidade, aquele objeto ou serviço que motivou a procura do cliente. Hoje, ele precisa estar atento para entregar mais que a necessidade e focar no desejo do consumidor – se possível – realizando o seu desejo de consumo
Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.
Presença digital
O gerente do Sebrae ressalta a necessidade de investir na presença digital da empresa para não ficar para trás. “Boa parte dos empreendimentos é figital – físico e digital – onde há uma plena integração entre os canais. Se o seu negócio tem uma presença digital forte, precisa ter canais plurais para interagir com os clientes, muita qualidade, amigabilidade no processo de navegação, zero fricção (dificuldades) nas compras e – dentro do possível – antecipar as entregas para surpreender o cliente”, aponta Enio Pinto.
Ele destaca boas práticas que os pequenos negócios têm realizado. “Hoje, os empreendedores enviam também algum plus, um mimo, que personalize a entrega e que mostre que o cliente é – de fato – importante para ele, agregando valor ao produto”, conta.