ASN PE Atualização
Compartilhe

Turismo de base comunitária em Pernambuco: uma ferramenta de desenvolvimento sustentável e transformação territorial

Iniciativa, que busca promover o turismo consciente em comunidades tradicionais, vai beneficiar 500 mulheres, conectando seus produtos com o público consumidor
Por Redação
ASN PE Atualização
Compartilhe

O Instituto Negralinda realiza, entre 29 de setembro e 1º de outubro, das 10h às 21h, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, o 1º Salão de Turismo de Base de Pernambuco (TBC-PE). Uma iniciativa inovadora que busca promover o turismo consciente e sustentável em comunidades tradicionais e ribeirinhas do Estado de Pernambuco.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é reconhecido como uma poderosa alavanca para o desenvolvimento econômico de pequenas localidades, valorizando suas dimensões sociais e culturais únicas. O TBC traz a transversalidade do turismo, promovendo a valorização da cultura local, das habilidades gastronômicas e artísticas, e proporcionando alternativas de desenvolvimento em comunidades que enfrentam desafios como dispersão populacional, falta de empregos e serviços locais, perda de patrimônio e muito mais.

O evento, que conta com diversas atividades, incluindo palestras sobre empreendedorismo colaborativo, aulas-show de gastronomia do mangue, oficinas de artesanato sustentável, vivências em roteiros comunitários e rodadas de negócios, visa beneficiar 500 mulheres de comunidades tradicionais e ribeirinhas de 10 municípios de Pernambuco, conectando seus produtos e serviços de alto valor agregado com o público consumidor, ampliando a rede de empreendedorismo social e criativo em diversos territórios.

Esta iniciativa também busca divulgar o TBC como uma modalidade de turismo consciente e responsável, capaz de fortalecer arranjos culturais e socioambientais, gerando trabalho, renda e uma economia sustentável.

  • #Pernambuco #IlhadeDeus #turismocomunitario