Com o objetivo de fortalecer o ambiente das micro e pequenas empresas em Pernambuco e facilitar o acesso ao crédito, o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, assinou dois Acordos de Cooperação Técnica: um com o Banco do Nordeste (BNB) e outro com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). As assinaturas firmadas fazem parte das celebrações pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado no último dia 5 de outubro.
Segundo Murilo Guerra, esses convênios têm como objetivo estabelecer uma cooperação para o intercâmbio de experiências e informações. “Nosso propósito é criar uma rede para apoiar a oferta de crédito aos empreendedores. Estamos ao lado de duas instituições sólidas que vão oferecer fortalecer as Salas do Empreendedor com crédito. São acordos que têm tudo para dar certo e beneficiar os pequenos empresários de todo o Estado de Pernambuco”.
O superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, destaca a micro e a pequena empresa como um público importante para a instituição. “Esse segmento tem a menor taxa de juros que nós oferecemos. Na prática, quanto menos juros essas empresas estão pagando, mais capacidade elas têm de fazer novos investimentos e de contratar mais. É realmente um compromisso do banco com esses empresários tão importantes para a economia”.
AGE
Segundo o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE, Fernando Clímaco, a assinatura do acordo com a AGE, firmado nesta segunda (9), vida aproximar ainda mais a AGE das Salas do Empreendedor. “Nossa intenção é capacitar os agentes de crédito para que estejam preparados para fazer um primeiro atendimento e esclarecer como funciona e quais são as linhas disponíveis na AGE. Faremos o que for possível para ampliar a atuação da agência nos municípios”.
“É o primeiro passo para que seja colocada uma nova metodologia no acesso ao crédito, dando mais capacidade de liderança e prospecção aos analistas de negócios. São vários momentos sendo construídos para fazermos a diferença, com a chegada de novos agentes de crédito para dar essa vitalidade e capilaridade à atuação da AGE em todo o Estado”, ressalta a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.