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Inscrições para o Prêmio Educador Transformador estão abertas até dia 19

Professores interessados podem inscrever seus projetos de educação focados na educação empreendedora
Por ASN
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Professores interessados em participar da 2ª Edição do Prêmio Educador Transformador têm até 19 de fevereiro para se inscrever. A premiação é correalizada pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare. O objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora.

Serão aceitos projetos realizados por professores entre os anos 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Esses projetos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscreva-se aqui.

Na edição anterior, cerca de 2.9 mil projetos foram inscritos. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo/SP. Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Alves, destaca a relevância de realizar premiações que estimulem ainda mais os educadores em sala de aula. “É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, o berço de futuro. Por meio do desenvolvimento de um projeto educacional, da prática em sala de aula, com a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, é possível gerar pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade e do país”, ressalta.

Experiência

Professora da rede pública de Pernambuco, a professora Eukennya Barbosa foi uma das vencedoras da última edição do Prêmio, realizada em 2023. Com um projeto que promovia a união dos conteúdos vistos em sala de aula com o desenvolvimento de soluções para problemas reais vivenciados por empresas da região, a educadora da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) conquistou a categoria Educação Profissional. O projeto de extensão, executado nos anos de 2022 e 2023, envolveu alunos de diferentes turmas do Ensino Médio da unidade de ensino que cursavam, de forma integrada, o Técnico em Logística.

“Ali, eu pude desenvolver os assuntos da formação técnica e integrá-los com as tecnologias que eram necessárias para a resolução dos problemas das instituições parceiras. A cada semestre, eu alinhava as disciplinas para que elas pudessem oferecer o arcabouço necessário, mas sempre conferindo protagonismo aos estudantes”, conta a professora, que ganhou uma missão técnica nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora do Sebrae 5.0.

O projeto de extensão chegou a atender a uma empresa de fibra sintética, por meio da digitalização de processos em serviços de refugo industrial e logística reversa, e a uma companhia agroindustrial, através da realização do mapeamento de fluxo de recebimento de cana.

Educação Empreendedora Sebrae

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.