Agricultores familiares de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão fornecendo alimentos para a rede de supermercados Carrefour. O contrato de um ano prevê a entrega de duas toneladas de batata doce por semana e só foi possível graças ao apoio do Sebrae/PE, que realizou diversas capacitações com os produtores rurais.
As capacitações, que tiveram início em abril de 2022 e encerram em abril de 2023, envolveram temas como: associativismo e cooperativismo; financeiro; boas práticas agrícolas; boas práticas na manipulação de alimentos; comunicação visual; rotulagem de alimentos e informação nutricional; e marketing. “Também tivemos visitas técnicas, produção de material de divulgação, como camisas, além da participação dos agricultores na Agrinordeste”, diz Alane Silva Guimarães, gestora de agronegócio do Sebrae/PE.
Os agricultores ainda passaram por consultorias, realizadas em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Prefeitura de São Lourenço da Mata. Em seguida, foram direcionados ao programa de encadeamento produtivo – Clube de Produtores do Carrefour.
“Fizemos a nossa primeira entrega ao Carrefour agora em fevereiro. Isso só foi possível porque o Sebrae trouxe palestras e consultorias sobre como valorizar os nossos produtos. Aprendemos a agregar valor aos produtos que estávamos trabalhando e começamos a ver outros mercados. O Sebrae muda a realidade dos agricultores”, destaca Edvaldo Queiroz da Silva, presidente do Sindicato dos Agricultores Rurais de São Lourenço da Mata.
Para o agricultor José Berto de Almeida, a maior satisfação é plantar e ter a quem vender. “A minha preocupação era não ter a quem vender o meu produto, plantar e ninguém comprar. E para chegar a vender para o Carrefour precisa de muitos processos. Uma pessoa como eu, sozinha, não tinha como chegar lá. E graças ao Sebrae, que chegou junto, conseguimos. Isto abriu o meu caminho para vender a uma empresa dessas”, comemora.