ASN PE
Compartilhe

Ruas & Sabores leva oportunidade para comerciantes de Olinda

Evento consagra parceria entre Sebrae e Prefeitura que levou orientações para empreendedores que trabalham com alimentos nas ruas da cidade
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

O final de semana foi de oportunidade para mais de 20 empreendedores de Olinda, no Grande Recife. O grupo participou da primeira edição do Ruas e Sabores, evento de gastronomia de rua realizado pelo Sebrae/PE em parceria com a Sala do Empreendedor de Olinda que levou mais cores à Casa Estação da Luz, no Sítio Histórico, neste sábado (11). A iniciativa é resultado de capacitações realizadas com donos de pequenos negócios do ramo de alimentação da cidade. Além dos estandes com lanches e refeições, o público também pôde apreciar peças de artesãos da cidade.

“A feira é resultado de um acordo de parceria firmado para capacitar empreendedores que trabalharam no carnaval de Olinda, mas que permanecem na rua no resto do ano, ofertando os seus produtos. Eles passaram por diagnóstico, atendimento e cursos sobre segurança alimentar, técnicas de cozinha, precificação, redes sociais e como olhar o negócio de maneira estratégica. Agora é hora de colocar os conhecimentos em prática”, comenta Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE.

As capacitações contaram com o apoio de instituições como o Instituto César Santos e a Verda, laboratório de inovação social. Todos os expositores do evento são formalizados, um pré-requisito para participação. “Inicialmente, garimpamos 52 empreendedores de rua, e, desses, 20 estavam formalizados como MEI. Os selecionados passaram por 10 horas de capacitações, realizadas em dois dias, com objetivo de refinar o produto que eles já trabalham para, consequentemente, vender mais. Esse é um projeto-piloto que deu super certo e esperamos repeti-lo, com a parceria do Sebrae”, explica Aurora Barreto, coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo de Olinda.

Há três anos a empreendedora olindense Cristiane de Queiroz decidiu deixar o emprego com carteira assinada e apostar em sucos e polpas detox e chás. Moradora da orla de Olinda, ela viu nas pessoas que buscam uma alimentação saudável uma oportunidade de negócio. “Tudo tem dado muito certo até aqui. Tenho investido nas pessoas que caminham na praia, participo de feiras de produtos orgânicos e também vendo via rede social. Sou muito inquieta e curiosa e por isso sempre estou participando de capacitações. Nesse caminho, aprendi que é preciso definir metas e meu próximo passo é conseguir abrir a minha loja física”, relata.

Roberto Alipio trabalha vendendo feijoada nos finais de semana no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. São oito anos comercializando um dos pratos brasileiros mais populares. “Para mim foi muito importante ter esses dois momentos, o curso e a feira. Abriu muito minha cabeça para assuntos como manuseio e reaproveitamento de alimentos, para evitar desperdícios e perda de dinheiro. Acho que foi válida também a experiência de conhecer novas pessoas e expor em um local coletivo, o que nunca fiz”, desabafa.

Além dos produtos oferecidos pelos empresários, o Ruas e Sabores também contou com uma programação cultural. Os visitantes e expositores puderam acompanhar as apresentações de bandas e DJs locais.