Quem pensa em criar ou ampliar um negócio não pode deixar de visitar a Feira do Empreendedor, que está sendo realizada pelo Sebrae/PE, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Oferecendo uma ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores, o evento tem tudo que as pessoas precisam para empreender, desde máquinas, equipamentos e serviços a palestras que podem fazer a diferença nos negócios.
Logo na entrada, o visitante vai encontrar o espaço Bar Tô Empreendendo, onde pode ter acesso a consultorias importantes para os negócios. “A ideia do espaço ser em formato de bar foi para que os empreendedores tivessem um atendimento de forma mais descontraída. Temos dois modelos de atendimento: individual e coletivo, com consultores orientando sobre gestão, marketing, finanças e crédito. Também estamos direcionando os interessados para as instituições de crédito para que eles possam fazer simulações e, quem sabe, já sair daqui com o crédito aprovado”, explicou Arthur Tavares, responsável pelo espaço.
Um dos que passaram pelo local foi Pablo Mulatinho, que gostou do atendimento e destacou que a Feira do Empreendedor tem tudo que ele precisa. “Eu tenho uma agência de viagens e gostei muito do espaço, vim em busca de informações a respeito de marketing, mas vi que tem uma gama de informações aqui que a gente pode explorar para ajudar o empreendedor e quem quer empreender”.
GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
No espaço Geração de Negócios, o maior da Feira do Empreendedor, estão 39 estandes com empresas de diversos setores e tamanhos com tudo que os interessados precisam para empreender, desde equipamentos e serviços a marcas que procuram representantes para revender os seus produtos.
Paula Barreto, da Kalanga, disse que a empresa, que fornece equipamentos, acessórios e utilidades para o setor de alimentação, participa do evento desde a primeira edição. “Trazendo ideias para quem está iniciando ou ampliando um empreendimento. Com equipamentos e pouco investimento ele pode começar um negócio. Nesta edição, trouxemos mais equipamentos voltados para confeitarias, que é o segmento que está crescendo. Essa é uma feira em que a gente faz muitos contatos porque as pessoas estão pesquisando. E está muito boa, surpreendeu até”, destacou.
Muitas empresas também estão divulgando serviços, como a XFinance, Consultoria e Terceirização Financeira. “Oferecemos o serviço de terceirização da gestão financeira para os micros e pequenos empreendedores, que muitas vezes têm o seu tempo tomado por todas as atividades da empresa. Fazemos todas as atividades gerenciais e operacionais da gestão financeira que o empreendedor tem que executar, como conciliação bancária, faturamento de notas fiscais, e emissão de boletos”, informou o consultor Kaleu Rafar.
CRÉDITO E APOIO
Entre as várias instituições presentes no evento estão a Caixa Econômica, Jucepe, BNDES, Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e Corpo de Bombeiros. No estande do Banco do Nordeste, por exemplo, os empreendedores podem obter informações sobre linhas de financiamento como o Crediamigo, o maior programa de microcrédito do Brasil.
Já no estande do Corpo de Bombeiros, que também funciona como um posto avançado, é possível saber tudo em relação à regularização dos negócios nessa área. “Quem vai empreender é importante que se regularize junto ao Corpo de Bombeiros, e aqui ele pode tirar todas as dúvidas. Se a pessoa quiser saber sobre uma vistoria que já deu entrada ou uma análise de projeto, por exemplo, nós podemos mostrar em que estágio está essa solicitação. Também podemos dar informações em relação às taxas e conferir se a certidão dele está em dia”, disse Werben Monteiro, capitão do Corpo de Bombeiros.
PALESTRAS QUE INSPIRAM
A Feira do Empreendedor também tem uma programação de palestras em vários espaços, o maior deles é a Arena do Conhecimento, onde nesta sexta-feira (24) se apresentaram, entre outros nomes, Paulo Camargo e Rodrigo Mauad. Contando a sua história de vida e a trajetória de sucesso, Paulo Camargo falou sobre “Equipe de alta performance” e emocionou o público. De origem humilde, ele liderou a transformação do McDonald’s para Méqui e foi eleito o CEO do ano pelo LIDE Brasil. “Nunca desista de formar a sua equipe e seja ousado com responsabilidade. Demorei décadas para descobrir o que era liderança, agora sei que o principal papel do líder é formar novos líderes”, enfatizou, entre os inúmeros conselhos que deu ao público.
Já Rodrigo Mauad falou sobre “A trajetória empreendedora que salvou a Oggi Sorvetes”, empresa que ele fundou e que se tornou a maior rede de sorvetes do Brasil. Além de detalhar essa trajetória de superação, que levou a marca a abrir mil lojas nos últimos cinco anos, dando acesso ao pequeno empreendedor, ele destacou que o empreendedorismo é o que move o Brasil e que também é possível empreender nas empresas de outras pessoas. “Histórias de empresas são histórias de pessoas, por isso o propósito de um negócio não pode ser só dinheiro. É preciso superar os obstáculos, e desistir não é uma opção”, concluiu.