Os animais de estimação já fazem parte da rotina de muitos lares brasileiros. Cães, gatos, aves, peixes e pequenos roedores ganharam protagonismo nas famílias. Esse movimento fez ampliar o mercado pet que, só em 2021, faturou aproximadamente R$30 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Os pequenos negócios têm tido papel fundamental nesse processo, ao ofertar produtos e serviços segmentados para este público. No entanto, donos de empreendimentos de outras áreas também podem surfar no bom momento pet, ao tornarem seus espaços pet friendly e oferecerem soluções que agradam tutores e animais de estimação.
Tornar um estabelecimento pet friendly não é tão complicado quanto alguns imaginam. O varejo pet oferece um mundo de possibilidades para os empreendedores dispostos a mergulhar no segmento.
Espaços tradicionais do varejo também podem se tornar atrativos para consumidores donos de pets. Eu posso ter um salão de beleza ou restaurante, por exemplo, e torná-lo um ambiente favorável para receber cães e gatos. Também é possível oferecer um cardápio ou um leque de serviços para o pet. É uma boa oportunidade de negócio.
Valdenice Ferreira, analista do Sebrae/PE
Daniel, dono do Fridda Café, localizado no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, decidiu ampliar a área coberta do estabelecimento para atender também os clientes de quatro patas. “Como a gente tem pet, somos mais sensíveis a essa questão, pois nem todo local aceita seu animal de estimação. A opção veio exatamente dessa demanda dos clientes, de tomar um café acompanhado do seu melhor amigo. A aceitação foi muito boa; no início até tivemos uma dificuldade de adequar o espaço do restaurante, mas finalmente conseguimos deixar o ambiente bastante agradável para tutores e seus bichinhos”, conta o empresário.
Investir nesse mercado pode gerar ganhos importantes para os donos de pequenos negócios, seja do ponto de vista financeiro ou de imagem. No entanto, é preciso estar disposto a abraçar a causa. “Transformar um estabelecimento tradicional em um espaço pet friendly envolve planejamento, treinamento e comunicação. Os ganhos potenciais incluem atração de novos clientes, aumento nas vendas, diferenciação no mercado e engajamento nas redes sociais. Com as estratégias certas, um ambiente pet friendly pode se tornar um grande diferencial competitivo”, explica Valdenice.
A analista do Sebrae/PE acrescenta, ainda, que adequar o negócio para que ele seja pet friendly oferece inúmeras oportunidades para expansão e diferenciação no mercado. Ao atrair novos clientes, aumentar a receita através de produtos e serviços adicionais, criar uma vantagem competitiva e melhorar a experiência do cliente, o empreendimento pode prosperar nesse nicho em crescimento. Adotar práticas pet friendly não só beneficia os clientes e seus pets, mas também pode melhorar o ambiente de trabalho e abrir novas possibilidades de parcerias e engajamento.