ASN PE
Compartilhe

Sebrae oferece ações de empreendedorismo na Escola de Turismo do Recife

A partir do mês de julho, donos de pequenos negócios da cadeia do turismo terão acesso a soluções e capacitações voltadas à melhoria da gestão e atendimento aos visitantes
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Empreendedores que se cadastrarem na recém-inaugurada Escola de Turismo do Recife vão poder contar com a expertise do Sebrae Pernambuco nas suas mais diversas demandas. A escola é um projeto da Prefeitura do Recife e visa à capacitação da cadeia do turismo na capital pernambucana, com ações desenvolvidas pelo poder público e entidades parceiras. O modelo já existe em, pelo menos, cinco cidades do Brasil. A partir do mês de julho, o Sebrae/PE entrará no circuito ofertando soluções para os pequenos negócios voltadas ao fortalecimento do setor e melhoria na qualidade do atendimento aos visitantes. O convênio assinado com a Secretaria de Turismo e Lazer prevê um ano e meio de atividades.

A estimativa é impactar positivamente mais de 100 donos de pequenos negócios locais nos primeiros meses de parceria. Outras metas do Sebrae são obter 70% de taxa de inovação e modernização nos empreendimentos participantes e aumentar em 10% a maturidade na gestão dessas empresas.

Esses empreendedores não serão apenas qualificados. Será uma intervenção robusta que vai além da oferta de cursos, palestras, oficinas e mentorias. Estaremos presentes com consultorias personalizadas e ações de inovação e formalização voltadas para negócios nos segmentos de gastronomia, hospedagem, artesanato e tudo mais que envolve a cadeia do turismo.

Aline Cavalcanti, analista do Sebrae/PE.

Um braço importante da parceria são as ações voltadas para os ambulantes da capital. A ideia é qualificar empreendedores em comunidades com efervescência cultural e turística, como é o caso do centro da cidade e da comunidade de Brasília Teimosa, na zona sul do Recife. “Vamos levar capacitações para esses locais com o selo da Escola de Turismo. O objetivo é atingir pontos estratégicos, previamente mapeados, e que possuem grande potencial, pois também são alvos dos visitantes”, ressalta Aline.

ESCOLA

A Escola de Turismo do Recife foi lançada em março deste ano com objetivo de aprimorar as habilidades de empreendedores do setor e dar oportunidade aos que buscam se inserir neste mercado, tão importante para o desenvolvimento econômico local. A Escola busca proporcionar ao setor do turismo uma base de capital humano qualificada, experiente e motivada, em sintonia com as demandas do mercado e promovendo o destino Recife. O projeto é realizado em parceria com diversas instituições de educação e fomento ao turismo, entre elas, o Sebrae/PE. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site https://escoladeturismo.recife.pe.gov.br/.