ASN PE
Compartilhe

Vale Empreender retorna como ferramenta propulsora de negócios no Sertão do São Francisco 

Realizado pelo Sebrae, evento reuniu centenas de empreendedores em Petrolina, com programação intensa de palestras, experiências imersivas e feira de energias renováveis 
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Durante dois dias, o auditório do Cineteatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, ficou lotado de empreendedores e potenciais empresários, que ouviram insights valiosos de especialistas renomados sobre gestão financeira, inovação e ferramentas e atitudes para o sucesso nos negócios. Nos dias 9 e 10 de outubro, o Vale Empreender, realizado pelo Sebrae/PE, consolidou-se como um espaço de troca de conhecimento e experiências valiosas para quem aposta no desenvolvimento econômico da região. Além das palestras, o evento contou com imersão virtual em negócios inovadores e uma feira de energias renováveis.

No primeiro dia, o destaque da noite foi a palestra de Carol Paiffer, empresária referência do setor financeiro, CEO da Atom S/A e investidora do “Shark Tank Brasil”. A executiva compartilhou suas experiências no mercado financeiro e falou como a mentalidade empreendedora pode ser a chave para o sucesso empresarial. “Empreendedorismo não é apenas criar um CNPJ. Você precisa entregar valor ao seu produto. Eu só consigo vender o que eu acredito. Se meu produto ou serviço não tem valor para o mercado, minha empresa não tem como dar certo”, revelou a especialista.

Ainda na noite de abertura, Alfredo Junior, CEO do Hub Plural e facilitador do EMPRETEC, trouxe para Petrolina uma palestra sobre comportamento empreendedor. O empresário trouxe dicas sobre como desenvolver a mentalidade de crescimento e liderança para impulsionar negócios. Alfredo também compartilhou sua experiência no EMPRETEC, metodologia criada pela ONU e aplicada no Brasil pelo Sebrae. “No EMPRETEC, havia uma pergunta: quem sou eu? De imediato, não soube o que responder. Ali percebi pela primeira vez que tudo o que acontecia na minha vida era responsabilidade minha. Saí da experiência com a certeza de onde eu queria estar, e isso foi essencial para a criação do meu negócio”, contou Alfredo.

Também participou do primeiro dia de atividades Jena Agra, empresária, escritora e educadora financeira, criadora do método INTEF (Inteligência Emocional e Financeira), focado em transformação financeira e empresarial. Sua palestra, “O Poder do Orçamento”, reuniu insights valiosos sobre mudanças assertivas para atrair prosperidade e sucesso financeiro, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. “Quem tem planejamento financeiro sempre sabe como estará o seu caixa nos próximos cinco ou dez anos. As pessoas que têm orçamento não se endividam”, disparou a educadora, arrancando aplausos da plateia.

Já no segundo dia do Vale Empreender, nomes conhecidos nas redes sociais e no mundo dos negócios presentearam o público com informações valiosas e necessárias sobre inovação, tecnologia, gestão e planejamento financeiro. O auditório da Univasf ficou lotado novamente, desta vez para a palestra de Nath Finanças, uma das presenças mais aguardadas da noite. A pauta foi a importância de uma educação financeira, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. “Planejamento financeiro não é só preencher planilha, é um planejamento de vida e precisa ser um hábito. Quando você não se educa financeiramente, fica à mercê de alguém que sabe e vai querer tirar vantagem de você”, declarou a especialista, que já impactou mais de 20 milhões de pessoas na internet.

Quem também interagiu com os participantes foi Tony Ventura, publicitário com mestrado em negócios nos EUA, consultor, professor da PUCRS, palestrante nacional e internacional e criador da metodologia de Transformação Digital do Ministério da Economia. O especialista levou ao conhecimento de todos um leque de ferramentas gratuitas que utilizam inteligência artificial para potencializar negócios. “No futuro, a IA vai fazer qualquer coisa que você pedir. E a pergunta é: quem vai se dar melhor? Quem vai se dar melhor é quem tiver o melhor canal de distribuição, ou seja, os influenciadores. A gente precisa explorar o futuro para vender mais”, destacou Ventura.

A inovação em todas as suas frentes esteve no foco da renomada especialista em inovação e transformação digital, Martha Gabriel. Palestrante em 9 TEDx, vencedora de 11 prêmios iBest e referência do marketing digital no Brasil, ela abordou as principais tendências de mercado e como a tecnologia pode transformar negócios. “Tudo muda o tempo todo, e a gente precisa encontrar novas soluções. Inovação não é aquilo que você acha, é aquilo que o seu público precisa. Inovação tem que ser perceptível para o seu público”, disparou a especialista.

Em paralelo com as palestras, o Vale Empreender também contou com atividades interativas de incentivo à inovação nos pequenos negócios. Foi o caso do estande do Sebrae Amplifica, que ofereceu uma experiência imersiva aos participantes. Por meio de óculos de realidade virtual, era possível assistir a vídeos em 360º com exemplos de empreendimentos que, com a ajuda do Sebrae, ousaram e inovaram. “É como estar dentro daquele negócio, sentindo e percebendo em detalhes as mudanças realizadas e vendo que é possível inovar sem precisar necessariamente de grandes investimentos”, explicou Katia Souza, analista do Sebrae/PE. Outro diferencial foi o Feirão de Energias Renováveis, no qual 10 empresas de energia solar da região apresentaram suas soluções inovadoras, com preços acessíveis.

O Vale Empreender 2024, que voltou a ser realizado depois de um hiato de cinco anos, serviu para atualizar conhecimentos, trocar experiências e oferecer uma oportunidade de acesso a novas tecnologias, ampliando as conexões entre empreendedores, investidores e especialistas. “O Vale do São Francisco é conhecido como a terra dos impossíveis. Hoje somos referência em fruticultura, educação e inovação. Nosso papel é estimular ainda mais essas potencialidades, fortalecendo a nossa região e este evento é a prova disso. Vocês, empreendedores, são a razão de estarmos aqui”, celebrou a gerente do Sebrae no Sertão do São Francisco, Mara Almeida.