Uma empresa ter redes sociais não é mais o bastante para transformar seguidores em clientes. Mesmo que elas sejam atualizadas com regularidade, é preciso criar conexão para conseguir reverter essa ligação em transações comerciais. Essa foi uma das lições aprendidas pelos participantes da primeira edição do Quartas de Sucesso deste ano, realizada na última quarta-feira (19) na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife.
A estreia da capacitação gratuita em 2025 trouxe como destaque as estratégias para os donos de pequenos negócios venderem mais pelos canais digitais, como destacou Arthur Tavares, analista do Sebrae/PE à frente da ação.
“Um dos maiores destaque do evento é mostrar para o público como usar novas ferramentas e tecnologias para fortalecer a marca e ganhar dinheiro a partir disso. Entender que não precisa ter receio de adotar práticas para fazer com que os clientes se identifiquem com a empresa.
Arthur Tavares, analista do Sebrae/PE
Com exemplos históricos e trazendo dinâmicas presenciais, o também analista do Sebrae/PE Omero Galdino trouxe informações preciosas para ajudar os empreendedores nesse processo, especialmente sobre como uma gestão estratégica ajuda a construir uma marca forte e de personalidade. “Não adianta apenas fazer reels e carrossel, subir stories nas redes sociais da empresa. É preciso engajar a audiência, oferecer conteúdos que agreguem valor para a vida das pessoas, criar conexão emocional com o público. Melhorar a comunicação com os produtos garante fidelidade, recompra e mais dinheiro no bolso. Se a marca não é lembrada, o dono está brigando sempre por preço”, enfatizou.
O público que acompanhou o Quartas de Sucesso ainda aprendeu com a consultora Andréa Moraes como a venda de produtos e serviços durante uma transmissão ao vivo nos canais digitais pode incrementar as vendas e aumentar os lucros da empresa. “As live shops trazem a possibilidade de ganhos financeiros imediatos e escaláveis. Elas também aumentam a competitividade e a atração de marcas, ajudam a construir autoridade e a promover conexões autênticas com a audiência”, enfatizou. Mostrando o impacto desse tipo de iniciativa, a especialista informou que, atualmente, a estratégia ao vivo apresenta vendas dez vezes maiores que as observadas nas lojas online.
A programação do Quartas de Sucesso foi encerrada com a apresentação e discussão de cases de sucesso sobre transformações no digital. A próxima edição do evento acontece na segunda quinzena de março, com tema e palestrantes a serem divulgados em breve.