Compreender e atender as exigências dos consumidores é essencial para a manutenção e fortalecimento dos pequenos negócios. Pensando nisso, o Sebrae Pernambuco realiza a 3º edição do “River Qualifica”, que visa promover a capacitação dos lojistas do River Shopping Petrolina, único shopping center na região do Sertão do São Francisco pernambucano. O programa é fruto de uma parceria com a Associação dos Lojistas do River Shopping e vai contar com diversas atividades entre os dias 14 e 17 de julho.
A programação contempla 15 oficinas e palestras, com participação de especialistas renomados do varejo nacional, e pretende capacitar cerca de 250 pessoas, representando mais de 100 empresas instaladas no River Shopping. O foco é promover melhorias nos atendimentos, processos de gestão, desempenho financeiro e posicionamento digital das lojas. A culminância do programa será no dia 4 de setembro, quando acontece o River Hype, com mais duas palestras voltadas à construção de uma marca de sucesso.
Essa é uma iniciativa de capacitar continuamente tanto os lojistas quanto os colaboradores, para aprimorar o atendimento, a experiência do cliente, a gestão da loja, o monitoramento de indicadores e a parte financeira. Trata-se de um programa com muito conteúdo. Afinal, o mundo do varejo está em constante mudança e a gente precisa se adaptar e se capacitar.
Heloísa Nóbrega, analista do Sebrae/PE.
O primeiro dia de conteúdo será voltado ao marketing digital, com foco em produção de conteúdo para redes sociais e experiência do cliente. A palestra de encerramento, intitulada “O paladar não retrocede”, trará reflexões sobre como as empresas podem fidelizar consumidores mesmo em um cenário altamente competitivo.
Nos dias seguintes, o conteúdo se volta para dinâmicas de trabalho em equipe, bem-estar no ambiente corporativo, gestão financeira, melhoria de indicadores e técnicas de vendas presenciais e digitais. Toda a grade foi estruturada com base nas demandas apresentadas pelos próprios lojistas em edições anteriores. “Mapeamos as dores dos empreendedores do River e, a partir disso, montamos uma programação que responde aos principais gargalos do setor”, reforça Heloísa.
-