Os resultados da 6ª edição do Caruaru Moda Mundo (CMM), programa realizado pelo Sebrae/PE e pela Prefeitura de Caruaru, mostram a importância da qualificação para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios de confecções no Agreste. Entre os dados apresentados, está o aumento médio do faturamento das empresas participantes em 60% e um crescimento de 40% na quantidade de peças produzidas. Também foi registrado, na média, um incremento de 31% no nível de maturidade gerencial e inovação. Ao todo, dez pequenos negócios de confecções foram acompanhados no último ciclo do programa.
A iniciativa oferece 12 meses de intervenção com mentorias e consultorias nas áreas de inovação, gestão e transformação digital para fortalecer essas empresas. De acordo com Gilson Gonçalves, analista do Sebrae/PE responsável pelo projeto, o levantamento mostrou também que 50% das empresas implementaram CRM (um sistema de gestão de relacionamento com o cliente), 40% iniciaram vendas por e-commerce e 60% implementaram novos meios de pagamento.
A mecânica e a metodologia do Caruaru Moda Mundo proporcionam às empresas uma transformação positiva que os prepara para alcançarem o sucesso no mercado. Elas são qualificadas também para participarem de um evento de comercialização, que é a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, momento em que podem avaliar seu modelo de negócio.
Gilson Gonçalves, analista do Sebrae/PE.
O empreendedor Eric Estanislau Galdino, da empresa Boneca de Barro, produtora de moda infantil feminina, foi um dos que participaram da 6ª edição do Caruaru Moda Mundo. “Foi uma experiência única, incrível, que contribuiu para o crescimento da empresa tanto interna quanto externamente. Além de todas as consultorias oferecidas, temos acesso a novos mercados e parcerias com outras empresas. Também participamos da Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, que conecta nossa marca a grandes compradores de todo o país. O programa é muito vantajoso para as empresas em todos os sentidos e sem custos para os gestores”, pontua.
De acordo com dados da Prefeitura de Caruaru, na 39º Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, realizada em março, essas empresas reunidas movimentaram cerca de R$ 120 mil em vendas, com a comercialização de mais de 3,4 mil peças e a realização de 30 pedidos, com ticket médio de R$ 4,9 mil por pedido.
QUALIFICAÇÃO
O Caruaru Moda Mundo é uma iniciativa voltada para a qualificação de empresas do ramo da moda, com foco na profissionalização da cadeia produtiva e no aumento da competitividade no mercado. O programa é realizado pelo Sebrae/PE, que arca com 70% dos recursos, e pela Prefeitura de Caruaru, responsável por 30% das verbas, além de contar com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Armazém da Criatividade. As empresas são selecionadas através de edital público e as habilitadas passam por uma banca examinadora, sendo o Sebrae um dos integrantes.