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Fidelizar clientes é caminho para sucesso do pequeno negócio

Promovido pelo Sebrae, evento gratuito busca orientar empreendedores sobre a importância de um bom relacionamento com o seu público-alvo
Por Samuel Santos
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Fidelizar clientes é o segredo do sucesso de qualquer negócio. Entender as necessidades do seu público-alvo e trabalhar para atendê-las de forma eficiente e cordial pode fazer toda a diferença na condução de um empreendimento. Afinal, um cliente satisfeito volta a comprar e ainda recomenda o serviço para outras pessoas. Pensando nisso, o Sebrae Pernambuco oferece uma tarde de capacitações gratuitas sobre encantamento e fidelização de clientes. O tema estará na edição de abril do projeto “Quartas de Sucesso”, marcado para o dia 24, das 14h às 18h, na sede da instituição, na Ilha do Retiro, no Recife. Os interessados em participar devem se inscrever na Loja Virtual do Sebrae/PE.

“Tornar o cliente fiel à sua marca é fundamental para qualquer empreendedor, seja ele MEI ou dono de microempresa e empresa de pequeno porte. Clientes fiéis tendem a gastar mais, ou seja, apresentam um ciclo de vida mais longo dentro da sua empresa, e são mais propensos a recomendar aquele negócio para parentes e amigos, como uma espécie de advogado daquele empreendimento. E isso acontece porque eles acabam se sentindo parte de uma comunidade”, explica Arthur Tavares, analista do Sebrae/PE.

Formar uma rede de clientes fiéis também pode ser lucrativo para o negócio. “A fidelização acaba sendo também uma estratégia econômica. Custa menos manter clientes que já confiam na sua marca do que adquirir novos. Em outras palavras, o custo de manutenção é bem mais baixo do que o de aquisição, aumentando a margem de lucro para o empreendedor”, analisa Tavares.

O primeiro passo para fidelizar clientes e ter sucesso nas vendas é entender as necessidades e estar atento ao comportamento do seu público-alvo. A ausência desses cuidados pode levar a uma oferta inadequada de produtos e serviços. Para o analista, uma boa estratégia é investir em uma comunicação eficaz. “A ausência de uma comunicação personalizada pode causar no cliente uma sensação de abandono, de que ele não está sendo valorizado. Atualmente, temos as redes sociais, que permitem esse feedback, e ferramentas de CRM, que permitem traçar um perfil mais detalhado dos consumidores. É preciso investir tempo e recursos para conhecer os clientes e manter um bom relacionamento com eles”, reforça.

QUARTAS DE SUCESSO

Entre os destaques desta edição do “Quartas de sucesso”, está a palestra “Desmistificando a experiência do cliente”, com orientações de como direcionar estratégias e usar inovação e criatividade para melhorar a experiência do cliente. Ainda serão realizados outros dois momentos, com discussões sobre planejamento, marketing e ferramentas úteis para o empreendedor. Encerrando o evento, um bate-papo com Mariana Rodrigues, proprietária da Frederick Cookies, marca que se consolidou na capital pernambucana.

Serviço: 

O quê: Quartas de Sucesso

Quando: 24 de abril (quarta-feira), das 14h às 18h

Onde: Sede do Sebrae/PE, Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife-PE