ASN PE Atualização
Compartilhe

Metodologia que estimula o comportamento empreendedor em estudantes ganha destaque no Sebrae na Rua no REC’n’Play 2025 

Apresentação da iniciativa desenvolvida pela ONG Junior Achievement inclui detalhamento de ações e de produtos criados dentro do programa 
Por Larissa Correia
ASN PE Atualização
Compartilhe

Um lápis ecológico que pode ser plantado depois de utilizado para dar origem a uma nova planta. Feito com pó de serra de madeira de reflorestamento, grafite, cola e sementes para plantio, o Ecopencil é resultado da criatividade, da preocupação social e do comportamento empreendedor de alunos da Escola Técnica Estadual Bezerros, localizada na cidade de mesmo nome, no Agreste pernambucano. O item foi desenvolvido durante o programa MiniEmpresa, da ONG Junior Achievement, e apresentado na manhã da quinta-feira (16) pela gestora executiva da entidade, Olga Lucena, no espaço Sebrae na Rua, laboratório de ideias do Sebrae Pernambuco durante o REC’n’Play 2025. Ela destacou a metodologia empregada na iniciativa, que, nos últimos três anos, passou a ser executada no estado em parceria com o Sebrae/PE.

O programa desperta praticamente três pilares: empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira. Nesse processo, os estudantes são convidados a pôr a mão na massa e criar um produto real, que vai atender a uma necessidade. Eles também têm que desenvolver um negócio e a gestão dele.

Olga Lucena, gestora executiva da ONG Junior Achievement.

Segundo a executiva, os alunos devem pensar em questões como marketing, recursos humanos e até nas formas de capitalizar em cima do produto e como fazê-lo chegar ao público. Ainda que transformar a ideia numa realidade seja um dos pontos altos do MiniEmpresa, Olga Lucena enfatizou que o produto é apenas o caminho e os participantes têm muitas conquistas ao longo das 13 semanas de duração do programa. Entre elas, o desenvolvimento de habilidades úteis para o mercado de trabalho e a experiência prática em negócios e operação da empresa.

-

Ecopencil é feito com pó de serra de madeira de reflorestamento, grafite, cola e sementes para plantio.

MAIS

A educação empreendedora é uma área estratégica para o Sebrae Pernambuco, que trabalha a abordagem há mais de 11 anos. Entre as principais iniciativas estão o Desafio Liga Jovem e o Prêmio Educador Transformador, promovidos no âmbito escolar/acadêmico pela entidade e parceiros com foco no incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

O Sebrae/PE realiza ainda o Jovens de Impacto, executado pelo laboratório de inovação social Verda, com o objetivo de formar lideranças conscientes e promover a cultura de paz e conexão dentro e fora da comunidade escolar. No cotidiano, a abordagem educacional investe no desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras na fase escolar, desde o ensino fundamental, médio, superior e técnico até o profissional e a educação de jovens e adultos.

  • Carnaval do Conhecimento
  • comportamento empreendedor
  • criatividade
  • ecolápis
  • inovação
  • Junior Achievement
  • MiniEmpresa
  • REC’n’Play
  • RNP
  • Sebrae na Rua
  • sustentabilidade
  • tecnologia