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O doce sabor do hidromel da Favus

Empreendedora pernambucana busca popularizar bebida feita a partir da fermentação do mel por meio de combinações inusitadas e investimento em marketing digital
Por Samuel Santos
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O gosto pelo hidromel, uma bebida milenar feita a partir da fermentação do mel de abelha, mas ainda pouco conhecida entre os brasileiros, fez com que a empresária Ariadne Soares deixasse a carreira de bancária para virar empreendedora. A ideia de transformar o apreço pela “bebida dos deuses” em negócio veio por acaso. Foi a partir de experimentos com o marido, Paulo Oliveira, realizados no quarto de hóspedes de um apartamento, no bairro de Piedade, em 2020, que nasceu a Favus Hidromel, empresa pernambucana especializada na iguaria, vendida na sua forma original ou combinada com frutas, trazendo uma experiência única para quem saboreia.

“No início, fazíamos o hidromel para consumo próprio e até chegamos a vender para alguns amigos próximos, tudo de forma bem amadora. Meu marido é químico por formação, então gostávamos muito de combinar sabores para chegar em uma bebida de qualidade. A aceitação foi boa entre as pessoas que provavam e foi aí que percebemos que o hobby poderia virar negócio”, comenta Ariadne.

Para produzir o hidromel, é preciso mel, água e leveduras. Semelhante ao vinho, a bebida passa por um processo de fermentação que transforma açúcar em álcool. Atualmente, o hidromel da Favus é produzido em um sítio localizado no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. “Construímos tudo do zero em uma área que antes era usada como pasto para boi. Na nossa sede, a gente hoje vai desde o processo de manejo das abelhas até a produção do mel e, por fim, o processo de fermentação da bebida. Costumamos dizer que fazemos mais que hidromel. Entregamos uma experiência para quem prova os nossos produtos”, destaca.

Como para a maioria dos empreendedores, o começo do negócio não foi fácil. Além dos desafios burocráticos para a implementação da empresa, Ariadne ainda precisou entender como o mercado receberia o hidromel, conhecido em muitos estados do Sul, Sudeste e Norte do país, mas ainda pouco difundido no Nordeste. A solução veio por meio das redes sociais.

“Um influenciador digital famoso provou a nossa bebida, gostou e nos procurou para uma parceria. O resultado foi a criação de um drink com a assinatura dele, que tem como base o hidromel da Favus. Criamos a bebida, as vendas decolaram e começamos a mandar nosso produto para várias regiões do país. Hoje, nossos maiores clientes estão em Pernambuco e São Paulo. Foi algo que não esperávamos, mas essencial para a divulgação do produto”, explica Ariadne.

Apesar do boom momentâneo na internet, Ariadne reconhece que a empresa precisa se manter independente, competitiva e com uma boa presença no ambiente digital. “Procuramos o Sebrae, que nos prestou uma consultoria sobre marketing digital, e já estamos implementando algumas mudanças que serão fundamentais para posicionar a nossa marca nas redes sociais, de forma permanente. Estamos investindo muito nessa área, e não apenas surfando onda. Além disso, também buscamos aprimorar o nosso suporte ao cliente, pois é muito importante pensar no pós-venda”, explica.

Os produtos da Favus Hidromel são vendidos atualmente no site próprio da empresa e via Whatsapp. Recentemente, a empreendedora abriu a sua primeira loja física, a Empporio Favus, localizada na BR 232, no município de Moreno, no Grande Recife. No catálogo de produtos estão o hidromel tradicional, nas versões seco e suave, e os frutados, com sabores como melomel de limão siciliano e capim santo; tangerina; caju; morango com tâmaras; e achachairu, fruta que lembra a pitomba, famosa no Nordeste. “Nosso próximo passo é lançar uma linha especial de drinks a base de hidromel, para diversificar nossa carta e conseguir atingir novos públicos”, completa Ariadne.